O gerenciamento de uma empresa e a vida dela no mercado dependem de vários itens, pessoas e estruturas. Existem algumas ferramentas que auxiliam o empreendedor a gerir o seu negócio, tornando o processo mais otimizado, objetivo e dando um norte para o sucesso.
Trouxemos para vocês algumas que poderão auxiliar nesse caminho em direção ao sucesso e ao profissionalismo.
E quais são elas?
Análise SWOT, modelo Canvas e mapas mentais
Esses três itens auxiliarão a sua empresa enquanto ideias e objetivos a serem seguidos. A análise SWOT é uma abreviação das palavras em inglês strengths, weaknesses, opportunities e threats, que significam forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, respectivamente, e com isso, criar estratégias para impulsionar ou melhorar certos aspectos.
Os mapas mentais são um sistema lógico de desdobramento de ideias, como uma grande chuva de ideias, onde são setorizadas e destrinchadas.
E o modelo Canvas é uma ferramenta muito útil na elaboração do plano de negócios, onde você responde organiza seu empreendimento com base nos seus objetivos e estratégias.
Fluxo de caixa
Fluxo de caixa refere-se ao fluxo do dinheiro no caixa da empresa, ou seja, ao montante de caixa recolhido e gasto por uma empresa durante um período de tempo definido, algumas vezes ligado a um projeto específico.
Sistemas financeiros ou planilhas auxiliarão você a ter o controle e uma melhor gestão financeira, bem como elaborar novas estratégias com relação ao dinheiro de sua empresa.
Matriz de gestão do tempo
É uma ferramenta visual, de fácil entendimento, e bastante eficaz para que as pessoas organizem melhor seu tempo de acordo com suas verdadeiras prioridades.
Nela você consegue organizar melhor o seu tempo e de cada ação a ser executada de acordo com urgências e prioridades, otimizando o tempo e criando maior objetividade.
CRM (Costumer Relationship Manager)
É um software de gestão de pessoas. Nele você pode ter melhor visão de todo o seu relacionamento com o cliente, desde o primeiro contato, até o pós venda. Identificando aspectos que podem ser melhorados e também aperfeiçoando aqueles já vistos como bons.
Controle de estoque
É fundamental para que você controle e entenda quais os produtos estão parados e não compensam ser mais vendidos, ou aqueles que precisam de reposição melhor.
Planejamentos
Nesse item é muito importante que você dê a devida atenção. Por quê? É nele em que você preparará tudo o que será feito para sua empresa.
Seja planejamento estratégico, elaborando metas com toda a equipe, delegando quem fará cada ação, traçando um objetivo. Ou planejamento de marketing, visando uma melhor divulgação e contato com o cliente, ou até outro planejamento.
O importante é a preparação.
Essas são algumas ferramentas, passando por várias áreas de uma empresa para melhorar a saúde de seu negócio.
Você já utiliza alguma? Qual você irá implantar primeiro?
Se precisar de ajuda, conte conosco!